As Sereias têm sido outro tema popular na arte e literatura nos últimos séculos, como no famoso conto de fadas de Hans Christian Andersen,"A Pequena Sereia"(1836). No folclore, uma sereia é uma criatura aquática com cabeça e a parte superior humana e a cauda de peixe, elas aparecem no folclore em todo o mundo, especialmente em cidades litorâneas. As sereias são criaturas associadas com a feminilidade. Isto não é apenas porque elas são geralmente retratadas como belas mulheres com longos cabelos e sutiã curvilíneos, mas porque residem na água. A água é considerada um elemento feminino associado a intuição e a emoção.
As primeiras histórias apareceram na antiga Assíria(1000 A.C.), sereias são associadas a tragédias como enchentes, tempestades, naufrágios e afogamentos. Mas não é só coisas ruins, em outras tradições folclóricas (ou às vezes dentro da mesma tradição) elas podem ser benevolentes e conceder favores ou se apaixonar por humanos. Ah, sim, existem também a forma masculina dessa criatura que é chamada de Tritão, que é a uma figura familiar na heráldica(brasões), mesmo que as tradições e avistamentos destes sejam menos comuns, mas acredita-se que coexistam com suas contrapartes femininas.
A história por trás da lenda que surgiu em Assíria, a deusa Atargatis, mãe da rainha Semiramis, amava um pastor (mortal) e sem querer o matou. Envergonhada, ela pulou em um lago e tomou forma de um peixe, mas as águas não escondiam sua beleza divina. Posteriormente, ela tomou forma de sereia-humana acima da cintura, peixe abaixo-embora as primeiras representações de Atargatis a mostrasse já com estas metades semelhante ao deus Babilônico Ea.
Na Grécia antiga as representações das sereias como humanos com cauda de peixe aparecem em obras de arte da Mesopotâmia do período babilônico em diante, tais figuras foram usadas na arte neo-assíria como figuras protetoras (nas proas de navios) tanto em esculturas monumentais, quanto em pequenas figuras protetoras(moedas).
No folclore britânico as sereias aparecem como presságios de azar, prevendo o desastre e provocando-o, também foram descritas como capazes de submergir rios em lagos de água doce. Em uma das muitas histórias, o Laird de Lorntie foi ajudar uma mulher que ele pensava estar se afogando, quando um criado o puxou de volta a margem, avisando que era uma sereia, e a sereia gritou para eles que o teria matado se não fosse salvo pelo criado.
As mais extensas referências sobre sereias, estão na Odisséia de Homero e na Argonáutica, nesse caso nas duas histórias eles resistiram ao seu canto, por causa da música de Orfeu, e outro por tapar os ouvidos com cera e se amarrar ao mastro junto com a tripulação. Cristóvão Colombo também relatou ter visto três "formas femininas" que "subiram alto mar, mas não eram tão belas quanto são representadas", em 1493 na costa do Haiti, outros avistamentos foram relatados no Canadá em Vancouver(1870 a 1890) e Victoria(1967).
As Sereias representam na cultura contemporânea o sexo e a sensualidade, a expressão "canto da sereia" significa que algo tem grande poder de atração em que as pessoas caem sem resistência. Sonhar com sereias é fascinante, desconcertante além de assustador, é um aviso para que não se deixe enganar pela aparência, não troque o certo pelo duvidoso, é um alerta sobre pessoas que estão se aproximando de você de forma doce para te persuadir e te ludibriar, tente testá-los de alguma forma e recupere o controle da sua vida(lembre de Ulisses e tape seus ouvidos para o canto da sereia).

Nenhum comentário:
Postar um comentário